Dezembro Vermelho e Laranja

por vanessa — publicado 06/12/2022 11h04, última modificação 06/12/2022 11h04
Mês de prevenção e combate a AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis e também de conscientização sobre o câncer de pele.

Dezembro vermelho:

A Campanha Dezembro Vermelho foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.504/2017 como forma de gerar mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

A ação objetiva, ainda, chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Constitui-se em um conjunto de atividades relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais ISTs, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.

No Brasil, 92% das pessoas em tratamento já atingiram o estágio de estarem indetectáveis, ou seja, estado em que a pessoa não transmite o vírus e consegue manter a qualidade de vida sem manifestar os sintomas da Aids.

Essa conquista se deve ao fortalecimento das ações do Ministério da Saúde para ampliar a oferta do melhor tratamento disponível para o HIV, com a incorporação de medicamentos de primeira linha para tratar os pacientes.

Fonte: Ministério da Saúde

Dezembro Laranja:

A campanha de prevenção ao câncer de pele, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), promove anualmente a conscientização sobre a patologia, com orientações a respeito dos hábitos adequados de proteção solar e da importância da avaliação preventiva com médico especialista.

O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos.

A prevenção pode ser feita diariamente e de forma simples: evite a exposição ao sol e proteja a pele dos efeitos da radiação UV. Entre as medidas indicadas pelos especialistas estão o uso de chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares; evite a exposição solar e permaneça na sombra entre 10h e 15h; use filtros solares com FPS 30 ou mais, diariamente e não somente em horários de lazer; consulte um médico dermatologista ao menos uma vez ao ano para um exame completo.

Fonte: Cidade de São Paulo

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.